Cidade em Movimento

Associativismo foi tema de capacitação para homens e mulheres do campo do município de Curaçá

Produtores e produtoras da agricultura familiar do município de Curaçá, no Sertão da Bahia, participaram este mês da oficina de capacitação com o tema “Despertando para o Associativismo”, e atraiu cerca de 40 moradores e moradoras da região, com o propósito de promover a cultura e o fortalecimento das cadeias produtivas do setor, qualificando os produtores rurais ligados à agricultura familiar.

O evento presencial e gratuito, realizado pelo Sebrae em parceria com a Sala do Empreendedor de Curaçá, integra o programa Circuito Agro, e aconteceu na Comunidade Lajedo, no distrito de Riacho Seco. O tema foi ministrado pela socióloga Maria Carmem de Oliveira, que explicou como a união entre produtores rurais pode fortalecer os negócios, gerar mais oportunidades e abrir novos caminhos para o desenvolvimento rural.

O analista técnico do Sebrae em Juazeiro Edlan Amaral, que é coordenador do Circuito Agro no Território do Sertão do São Francisco, explica que a temática do associativismo é fundamental para os produtores rurais. “Entendemos como primordial o reforço ao associativismo. É através da união, da busca por objetivos comuns e do trabalho em cooperação que o homem e a mulher do campo podem transformar as suas realidades, construindo empreendimentos coletivos fortes, preços competitivos e aumento da renda”, explicou.

Edlan Amaral acrescenta outros benefícios que associativismo pode promover aos empreendimentos rurais. “Ele ajuda o produtor a ter maiores resultados, redução de custos e a pensar no coletivo, tendo um alcance da sua atuação muito mais produtiva”.

A coordenadora de Desenvolvimento Econômico do Município de Curaçá, Gilmara Alves, compartilhou seu entusiasmo sobre a escolha do tema. “[A oficina] explicou a importância do associativismo ao promover a união, fortalece os laços sociais e o desenvolvimento coletivo, além de criar espaço para a participação ativa dos membros das associações”.

O presidente da Associação da Fazenda Lajedo, Claudemir Costa Pereira, acredita que a palestra trouxe informações sobre a realidade pouco compreendida pelo público. “A iniciativa do Sebrae trouxe para todos nós o significado do que é trabalhar em associação. Esse diálogo ajuda bastante a entender como fazer para crescer e desenvolver o nosso trabalho”, disse.

A produtora secretária da associação Fazenda Lajedo, Edileuza Costa Pereira, opinou sobre a atividade. “Foi um curso maravilhoso e de grande importância para nossa comunidade. Foi muito esclarecedor ao mostrar os passos que precisamos dar para entender o que é empreender e trabalhar em associação. Não vejo a hora de participar do próximo encontro”, celebrou.

Ascom ML Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *