Cerca de 100 educadores participaram, em Petrolina, de um seminário voltado à saúde mental dos profissionais da educação. O evento, promovido pela Escola Ana Nery, aconteceu ao longo de dois dias e trouxe à tona o tema “Cuidar de quem cuida: um novo olhar na educação”, reunindo histórias emocionantes e reflexões profundas sobre o desafio de manter o equilíbrio emocional em sala de aula.

Para o professor de matemática Erisvaldo Ramos, a experiência foi transformadora. “O tema é delicado para nós, professores. A saúde mental precisa ser discutida com seriedade. Aqui pudemos escutar histórias, dividir dúvidas, nos emocionar e aprender com exemplos reais como superar os desafios”, afirmou. Ele também elogiou a iniciativa da Escola Ana Nery. “Saio daqui com a certeza de que, apesar das dificuldades, há caminhos possíveis. Buscar apoio, seja com amigos ou profissionais, é essencial. Não é fácil, mas é possível.”
A presidente da Cooperativa Escola Ana Nery, Walleria Amorim, destacou a importância da iniciativa e o sentimento de dever cumprido. “Está mais do que provado que nossos educadores estão passando por momentos delicados. Precisamos, urgentemente, cuidar da nossa saúde mental”, afirmou.
Segundo Walleria, o seminário foi pensado para sensibilizar a classe sobre a necessidade de atenção ao bem-estar emocional. “Foram dois dias especiais, com especialistas que se dedicaram ao máximo. Diante da boa receptividade, outros encontros serão realizados com o mesmo carinho e respeito que essa causa merece”, concluiu.
Ascom