Cidade em Movimento

Hospital Regional de Juazeiro celebra o legado de Santa Dulce com programação especial em agosto

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), promove em agosto uma programação especial em homenagem ao legado de solidariedade e fé de Santa Dulce dos Pobres. Entre as ações que irão marcar o mês dedicado à primeira santa nascida no Brasil, está a campanha de doação de leite em pó. Quem quiser já pode participar da iniciativa, entregando sua doação até o dia 12 de agosto, diretamente na portaria da Unacon ou na sala da Assessoria de Comunicação do hospital, de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 17h. Os itens arrecadados serão direcionados à Pastoral Social da Igreja Católica do Bairro Santo Antônio, para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade que são assistidas pela pastoral.

A agenda festiva segue com a realização do Dulce Pocket Show no dia 11, no complexo hospitalar, mobilizando profissionais e pacientes em apresentações com muita música e poesia. Destaque também para a realização de uma missa virtual no dia 12, às 8h; e a celebração religiosa no dia 13 de agosto, Data Litúrgica de Santa Dulce dos Pobres, na Unacon do Hospital Regional de Juazeiro.

*O Anjo Bom do Brasil* – Em 26 de maio de 1914 nascia, em Salvador, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Aos 13 anos, Maria Rita já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Em 1933, a jovem ingressa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão (Sergipe). No mesmo ano, no dia 13 de agosto, recebe o hábito e adota, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

Em 1949, já com uma trajetória consolidada no amor ao próximo, Irmã Dulce ocupa em Salvador, após a autorização da sua superiora, um galinheiro localizado ao lado do convento, com os primeiros 70 doentes recolhidos das ruas. A iniciativa deu origem à tradição propagada há décadas pelo povo baiano de que a religiosa construiu o maior hospital da Bahia a partir de um simples galinheiro. Já em 1959 é fundada oficialmente pela Mãe dos Pobres a OSID – Obras Sociais Irmã Dulce, instituição que abriga hoje um dos maiores complexos de saúde do Brasil com atendimento 100% gratuito.

Irmã Dulce morreu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, em Salvador. A freira baiana que dedicou sua vida aos mais necessitados foi canonizada pelo Papa Francisco no dia 13 de outubro de 2019, passando a ser chamada Santa Dulce dos Pobres. Irmã Dulce tornou-se então a primeira santa brasileira da nossa época, tendo o dia 13 de agosto como sua Data Litúrgica.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *