A Biofábrica Moscamed realizou, uma ação simbólica de combate ao Aedes aegypti no distrito de Carnaíba do Sertão, em Juazeiro (BA). Integrando a programação prática do Workshop Regional sobre Novas Tecnologias para o Controle do Aedes aegypti: Sistema de Produção em Massa de Mosquitos, foram liberados 100 mil machos estéreis com o objetivo de reduzir a população do Aedes, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A liberação foi acompanhada pelos participantes do workshop, que representam a Argentina, México, Cuba, Uruguai, Espanha e Estados Unidos, além de representantes do Ministério da Saúde, da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). Também estiveram presentes a Secretaria municipal de Saúde de Juazeiro, a superintendência de Vigilância em Saúde do município, agentes de endemias e técnicos da Moscamed Brasil.
A ação demonstra a Técnica do Inseto Estéril (TIE), criação massiva dos machos do Aedes aegypti por meio de radiação. Ao serem liberados na área, esses mosquitos buscam fêmeas selvagens e, ao acasalarem, não ocorre reprodução. Ou seja, há redução da população desse inseto. A liberação simbólica em Carnaíba do Sertão foi comunicada previamente à população da comunidade.
Para o diretor-presidente da Moscamed, Jair Virginio, a liberação dos mosquitos estéreis foi o momento de prática para os participantes do workshop. “Tivemos uma demonstração da liberação aérea, por meio de drone, e a terrestre, com os potes plásticos. Essa atividade demonstra que a pesquisa, a ciência e a tecnologia andam juntas no enfrentamento das arboviroses”, destacou.
A programação do evento segue até amanhã (08), com discussões sobre a produção massiva dos insetos, grupos de trabalho e apresentações. Ao fim do workshop, a expectativa é que os resultados contribuam para a ampliação do uso da TIE em prol da saúde pública. O evento é uma realização da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e em parceria com a Moscamed.
Ascom