A população de Casa Nova está comemorando melhorias no abastecimento e no tratamento de água na sede do município. A gestão Anisio Viana, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), vem fazendo investimentos e realizando obras para garantir que a água chegue às torneiras com qualidade.
“Aqui não tinha água. Quando vinha, era à noite, mas passávamos meses sem. Se quisesse, tinha que comprar. O sofrimento aqui era muito grande. Agora melhorou muito, podemos fazer os serviços de casa sossegados. Estamos muito felizes e aliviados”, disse a moradora do bairro São Francisco I, Vânia Bagaggi.
A rede de abastecimento de Casa Nova foi instalada em 1948 e apresenta deficiências na distribuição de água. “Entendemos as limitações de uma rede que há décadas não atende às necessidades da população, mas desde o primeiro dia da nossa gestão fomos atrás de soluções. Hoje podemos ver a alegria no rosto de pessoas que passavam por dificuldades no dia a dia por não ter água, algo tão fundamental para a vida de todos nós”, destacou o prefeito Anisio Viana.
Ainda segundo o gestor, o volume de captação foi dobrado com a construção de adutoras. “Construímos duas novas adutoras com aproximadamente 1.500 metros de tubulação de 150 milímetros e ainda instalamos uma nova bomba para levar água até a estação de tratamento”, detalhou Anísio Viana.
Água 100% tratada para consumo da população
Cerca de 50% da água que chegava às torneiras da população de Casa Nova não recebia o tratamento adequado, como explica o diretor do SAAE, Jefferson Granja. “Em 2008, foi instalada uma adutora, porém a água captada por ela não era tratada e ia direto para as casas das pessoas. Nós instalamos dois novos filtros e adquirimos todo o material filtrante para oferecer à população água tratada e filtrada”, destacou o diretor, acrescentando que o novo sistema está em fase de teste. “Estamos redimensionando todo o sistema e isso leva um tempo. Nossa rede é antiga e vamos precisar fazer ajustes. Queremos que as pessoas tenham em mente que seguimos trabalhando para que nenhum bairro fique sem abastecimento”, finalizou.
Ascom PMCN