O prefeito de Petrolina, Simão Durando, está no Rio de Janeiro, onde participa da Cúpula Mundial de Prefeitos, evento que reúne gestores de diversas cidades para discutir soluções e políticas públicas estratégicas. Paralelamente à agenda, Simão também integrou, nesta segunda-feira (3), a 88ª reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que colocou em pauta o impacto do tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
Durante o encontro, realizado no Museu de Arte Moderna (MAM), gestores de cidades diretamente afetadas pelas tarifas adicionais debateram os desafios imediatos e as oportunidades que se abrem para reconfigurar a pauta exportadora do país. A mesa, intitulada “Desafios e oportunidades para cidades exportadoras”, foi coordenada pelo prefeito Simão, que também é vice-presidente de Fruticultura Irrigável da FNP.
Simão Durando apresentou um conjunto de medidas emergenciais que têm sido articuladas pela Frente Nacional dos Prefeitos junto ao Governo Federal, ao Itamaraty e às instituições de comércio exterior, com o objetivo de reduzir perdas econômicas e manter a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional.
“Petrolina é hoje uma das maiores exportadoras de uva e manga do Brasil. O tarifaço afeta diretamente o produtor rural, o trabalhador, a logística e toda a cadeia econômica que gira em torno da fruticultura. Estamos dialogando para mitigar os efeitos imediatos, mas também aproveitando o momento para abrir novos caminhos, diversificar mercados e fortalecer nossa presença em outros países”, destacou Simão.
Simão ainda defendeu a necessidade de maior protagonismo dos prefeitos nas decisões nacionais, como a saúde pública, segurança e a distribuição do orçamento público. Após a reunião, ficou deliberado uma reunião de uma comissão de gestores com o presidente da Câmara de Deputados, Hugo Mota, para debater temas de interesse dos municípios.
Ascom PMP
