Cidade em Movimento

Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol é registrado no Vale do São Francisco

Um caso suspeito de intoxicação por metanol foi registrado na madrugada de quarta-feira (12), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, após o consumo de uma bebida do tipo uísque, supostamente trazida de outra cidade.

Três jovens deram entrada em estado grave nas unidades de saúde do município. Uma das vítimas, a influenciadora digital Yasmim Angella, não resistiu e veio a óbito.

Para esclarecer a situação, o programa Conexão Cidade – Primeira Edição entrevistou o secretário municipal de Saúde de Petrolina, João Luís Nogueira, que confirmou que o caso chegou ao conhecimento da pasta ainda na madrugada de terça-feira (11), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo o secretário, o óbito da jovem ocorreu antes da chegada do Samu, após ela passar mal no fim do dia, mesmo tendo realizado atividades normalmente ao longo da terça-feira. Os outros dois jovens foram transferidos para o Hospital Regional de Petrolina e permanecem estáveis. “A Vigilância em Saúde está investigando a origem dessa bebida. Há fortes indícios de que ela esteja contaminada por metanol, mas precisamos ter responsabilidade. Existe toda uma cadeia produtiva, com serviços e empregos relacionados às bebidas, e não podemos fazer afirmações imprecisas”, pontuou o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o resultado do laudo pericial, que irá confirmar se a causa da morte realmente está relacionada à intoxicação por metanol.

João Luís Nogueira reforçou a importância da população estar atenta a sintomas como visão turva, fortes dores de cabeça e vômitos após o consumo de bebidas alcoólicas. Ele também alertou sobre a necessidade de verificar a procedência das bebidas antes da compra. “É importante observar a origem da bebida, desconfiar de preços muito abaixo do mercado e verificar se o rótulo e o lacre estão intactos. Esses detalhes podem evitar tragédias”, alertou.

Em caso de suspeita de contaminação ou dúvidas sobre a compra segura de bebidas, a população pode entrar em contato pelo telefone (87) 9 8844-2540.

Da Redação Nova Cidade FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *