Proposta de bonificação extra para os servidores da rede municipal de ensino, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada em sessão extraordinária da Câmara Municipal no dia 24/12. O recurso já foi depositado nas contas de todos os servidores da educação e os recursos vieram do Fundeb.
A prefeita de Lagoa Grande, no Sertão pernambucano, Catharina Garziera, anunciou nesta segunda-feira (29), o pagamento do ‘Abono Extraordinário aos Profissionais da Educação Básica’, instituído através da Lei 043/2025 de autoria do Poder Executivo, aprovado em sessão extraordinária da Câmara Municipal realizada na véspera de Natal.
A gestora fez questão de celebrar a novidade junto com os servidores da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes (Seduc) e, por meio de suas redes sociais, reafirmou o compromisso da gestão com o fortalecimento, a valorização do ensino e a melhoria da qualidade da educação.
“Nós já antecipamos os salários de dezembro, pagamos o 13º e agora criamos essa bonificação que beneficiará todos os servidores da educação. Tanto os professores em exercício do magistério em sala de aula quanto os demais trabalhadores da educação terão direito a essa bonificação. Essa é uma das formas que nossa gestão encontrou para reafirmar o compromisso e o reconhecimento pelos bons resultados conquistados na educação”, celebrou Catharina.
E Catharina frisou que resultados positivos, geram reconhecimento: “Tudo isso é fruto do trabalho excepcional de todos vocês. Vamos que vamos, porque em 2026 será ainda melhor”, complementou a prefeita.
Conforme a lei já sancionada pela prefeita, “fica instituída, no âmbito da Seduc, a concessão de Abono Extraordinário aos Profissionais da Educação Básica de Lagoa Grande. Os recursos destinados ao pagamento da bonificação são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
De acordo com a lei do abono extraordinário da educação de Lagoa Grande, os professores em exercício do magistério receberão o valor de R$ 1.050,00 por mês trabalhado. Já os demais servidores vinculados à Seduc terão direito a R$ 700,00 por mês trabalhado.
A legislação estabelece ainda que a bonificação tem caráter extraordinário, não sendo incorporada aos salários nem aos benefícios de aposentadoria dos servidores da educação municipal.
