Cidade em Movimento

Em defesa da vida: Petrolina abre espaço para escuta e cuidado no Setembro Amarelo

Nesta quarta-feira (10) o mundo volta os olhos para um tema delicado e fundamental em ser discutido: a prevenção ao suicídio. Em Petrolina, as ações da campanha Setembro Amarelo reforçam a importância do cuidado com a saúde mental e da escuta acolhedora para quem enfrenta momentos de dor e fragilidade. Durante todo o mês acontecerão rodas de conversas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e em locais abertos ao público com o objetivo de acolher o maior número de pessoas para o cuidado com a saúde mental.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Apesar dos números alarmantes, falar sobre o assunto com responsabilidade e empatia é uma das formas mais eficazes de salvar vidas. Na rede municipal, profissionais de saúde têm intensificado o olhar para o acolhimento. O município busca ouvir, oferecer apoio e encaminhar para os serviços de saúde pessoas que estão fragilizadas e passam por momentos difíceis.

Durante todo o mês, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, promove palestras, rodas de conversa e atendimentos voltados para a saúde mental nas UBSs, através das Equipes Multiprofissionais (E-MULTI) e espaços públicos. A meta é aproximar a população da rede de cuidado e reforçar que pedir ajuda é um ato de coragem.

Onde buscar ajuda em Petrolina: Unidades Básicas de Saúde (UBSs): porta de entrada para atendimento inicial e encaminhamento; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): atendimento especializado em saúde mental; e SAMU (192): em casos de urgência.

Ascom PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *