Cidade em Movimento

Formação Itinerante de Professores de Dança chega à Juazeiro; evento gratuito

A Formação Itinerante de Professores de Dança inicia sua 16ª edição com uma programação que marca também o lançamento da 15ª Jornada de Dança da Bahia, um dos eventos mais importantes da área no país. Em 2025, a iniciativa circula por quatro cidades brasileiras: Campo Formoso (BA), Juazeiro (BA), Goiânia (GO) e Belém (PA) promovendo encontros, oficinas e espetáculos voltados a professores, estudantes e artistas da dança, além de profissionais das áreas de educação física, música e artes cênicas. Toda a programação é gratuita.

Realizada desde 2005, a Jornada de Dança da Bahia tem como inspiração central a obra da bailarina Isadora Duncan (1877–1927), precursora da dança moderna. A proposta formativa, baseada na filosofia artística da norte-americana, visa ampliar o acesso à arte, fortalecer práticas pedagógicas e fomentar a criação coreográfica no Brasil.

Três ações principais em cada cidade

A Formação Itinerante é composta por três atividades principais:
• Encontros “A Natureza Criativa do Ser” voltados a professores de dança e artes, com aulas sobre a técnica de Isadora Duncan, improvisação e criação coreográfica, ministradas por Fátima Suarez e integrantes do grupo Contemporânea Ensemble.
• Oficinas para Estudantes destinadas a jovens de 12 a 29 anos interessados em dança, com aulas práticas conduzidas por profissionais da Escola Contemporânea de Dança.
• Espetáculo “A Arte de Isadora Duncan” apresentação com coreografias históricas remontadas por Fátima Suarez (Brasil) e Lori Belilove (EUA), seguidas de bate-papo com o elenco.

Os participantes da Formação também terão acesso gratuito ao Módulo 1 da Certificação Online na Técnica de Isadora Duncan ECD, voltado para a preparação de educadores que desejam trabalhar com essa abordagem artística junto a crianças e adultos não profissionais.

Além disso, os inscritos poderão participar das convocatórias para as atividades da 15ª Jornada de Dança da Bahia, como o Fórum de Educadores de Dança, a Residência Artística Internacional e a Mostra INVEX, que ocorrerão entre os dias 19 e 23 de novembro, em Salvador (BA).

Inclusão e diversidade

Cada cidade receberá até 30 participantes na Formação Itinerante, sendo 60% das vagas destinadas a pessoas negras ou indígenas. A programação reforça o compromisso da Jornada com a diversidade, a democratização do acesso à dança e a valorização da educação artística.

Um trabalho com reconhecimento internacional

A Escola Contemporânea de Dança, que coordena a iniciativa, é dirigida por Fátima Suarez, também idealizadora da Jornada. A escola abriga o Contemporânea Ensemble, grupo com trajetória internacional que já se apresentou em Nova York, Londres, Frankfurt, São Francisco e Atenas. É a única companhia da América do Sul especializada no repertório de Isadora Duncan.

A Formação Itinerante já passou por mais de 30 cidades brasileiras e segue impactando o cenário da dança ao oferecer capacitação gratuita, promover intercâmbio artístico e ampliar o acesso a um repertório histórico pouco explorado no país.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *