O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, inaugurou nesta terça-feira (25) a reconstrução da Escola de Tempo Integral Paulo VI, uma das maiores e mais importantes obras estruturantes da educação municipal. Em um dia histórico, a unidade completou 60 anos de existência e recebeu um presente à altura: uma escola totalmente modernizada, ampliada e equipada para atender com excelência alunos, professores e toda a comunidade.
Com investimento de R$ 6 milhões em recursos próprios e uma área de 11.606m², o novo Paulo VI foi entregue em apenas oito meses de gestão, após a antiga administração deixar apenas 20% da obra em dois anos de execução. Visivelmente emocionado, o prefeito Andrei destacou o compromisso da nova gestão com a educação, lembrou como encontrou a obra parada em janeiro e reforçou que os quatro anos da sua gestão serão marcados por dedicação, trabalho e responsabilidade. “Juazeiro, tentaram cortar nossas flores, tentaram apagar a força da nossa cidade. Mas a primavera sempre chega. A mudança está acontecendo diante dos nossos olhos e nada vai impedir esse novo tempo. Reafirmo meu compromisso com vocês, serão quatro anos de esforço, dedicação e amor verdadeiro por nossa cidade. Hoje iniciamos um novo capítulo do Paulo VI. Uma escola moderna, tecnológica e preparada para o futuro com aulas de robótica, programação, tecnologia aplicada e um ambiente completo para nossos alunos aprenderem mais e melhor. Depois de tantos anos esperando, a unidade escolar renasce como referência em educação e inovação em Juazeiro”, comemorou.
Ao lado do vice-prefeito Tiano Félix, dos deputados estaduais Roberto Carlos e Zó, da secretária de Educação, Maéve Melo, da gestora Francisca Mota, vereadores e homenageados da noite, Andrei celebrou a entrega da maior escola da rede municipal, agora transformada em uma referência de infraestrutura, inovação e inclusão. O evento foi marcado por homenagens e emocionou os presentes, com apresentações da tradicional Fanfarra Paulo VI, do Coral de Libras, do grupo de dança, depoimentos de ex diretores, que retrataram momentos importantes da história da unidade escolar.
Para Maéve, a entrega representa mais do que infraestrutura: é a consolidação de um novo ciclo na educação municipal. “Hoje é um grande dia para todos nós. Ao assumir a gestão municipal, em janeiro, nós encontramos essa obra parada. Retomamos, aceleramos a obra e estamos comemorando essa belíssima obra no aniversário do Paulo VI, a melhor e maior estrutura que Juazeiro e a comunidade escolar merecem ”, afirmou a secretária.
A modernização do Paulo VI o coloca no patamar das escolas mais completas da região. O novo projeto inclui 20 salas de aula, sala de pilates, pista de salto oficial, anfiteatro, salas de jogos, produção, robótica e música, laboratório de ciências e matemática, biblioteca, sala multiuso com lousa interativa, auditório, sala de psicologia, teatro e dança. A unidade também conta com quadra poliesportiva, ambientes de convivência, mobiliário paisagístico, climatização completa e acessibilidade garantida em todos os espaços.
“É um dia que a gente nunca vai esquecer. A escola ficou completamente diferente. A gente chega e sente orgulho, eu nunca imaginei que teríamos uma estrutura tão grande, tão bonita e com tantos espaços novos”, pontuou o estudante Lucas Almeida.
A gestora do Colégio Paulo VI, professora Francisca Mota, destacou a emoção de ver a unidade totalmente renovada. “Esta escola faz parte da história de Juazeiro e da minha também. Hoje entregamos um espaço digno, moderno, seguro e cheio de possibilidades para nossos estudantes. Toda comunidade escolar do Paulo VI merecia esse cuidado. Estamos vivendo um momento histórico e de muita gratidão”, finalizou.
Ascom/prefeito de Juazeiro
