Neste domingo (06), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da 72ª edição da tradicional Festa do Vaqueiro de Curaçá, a convite do prefeito Murilo Bonfim e do governador Jerônimo Rodrigues. O evento, que celebra a força, a fé e a tradição do povo sertanejo, é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia e atrai milhares de pessoas todos os anos, fortalecendo a economia e o turismo do município.
Ao lado do prefeito de Curaçá, Murilo Bomfim, do vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Félix, deputados estaduais e federais, vereadores e secretários, Andrei recepcionou o governador Jerônimo Rodrigues assim que ele chegou à cidade. Em seguida, a comitiva seguiu para o café da manhã com os vaqueiros — momento de celebração e confraternização que marca as festividades.
Logo após o café, o governador realizou a entrega de equipamentos e anunciou novos investimentos para o município de Curaçá, que visam melhorar a qualidade de vida da população.
O prefeito de Juazeiro destacou a importância desse evento, que reafirma os valores e a identidade do povo sertanejo. “Estar aqui, ao lado dos vaqueiros, de Jerônimo, Murilo e de tanta gente trabalhadora e corajosa, foi um momento de profunda emoção. É essa força do povo sertanejo que inspira nosso compromisso de trabalhar todos os dias por Juazeiro, pra fazer a Bahia cada vez mais forte”, afirmou Andrei.
“A Festa dos Vaqueiros é um símbolo da cultura do sertão, um momento de fé, tradição e orgulho para o povo baiano. Estar aqui é valorizar essa identidade e, ao mesmo tempo, trazer ações concretas, como a entrega de uma retroescavadeira para apoiar os serviços urbanos e a zona rural, além da autorização da licitação para a pavimentação com ciclofaixa, que vai garantir mais mobilidade e desenvolvimento”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Após as entregas e pronunciamentos, a comitiva seguiu em cavalgada pelas ruas da cidade até a praça central, onde foi celebrada a tradicional Missa do Vaqueiro, momento de fé e devoção que representa o ponto alto da festa.
Com o tema “Fé e Tradição que une o Sertão”, a Festa do Vaqueiro de Curaçá reafirma o orgulho das raízes nordestinas e a importância da cultura popular na construção de uma Bahia mais forte e conectada às suas origens.
“Começamos o domingo com um momento histórico para Curaçá: ao lado do nosso governador Jerônimo Rodrigues, assinamos a ordem de serviço para a restauração e duplicação da entrada da cidade, uma conquista que representa desenvolvimento, segurança e valorização para todos. Encerramos com fé e emoção na tradicional Missa do Vaqueiro, celebrando nossa cultura e nosso povo com orgulho. Curaçá vive um novo tempo, de conquistas, respeito e compromisso com quem mais precisa. E isso é só o começo”, comemorou o prefeito de Curaçá.
Ascom PMJ