Cidade em Movimento

Prefeitura de Lagoa Grande e Governo do Estado reúnem fazedores de cultura para a atualização do Mapa Cultural do município

A Prefeitura de Lagoa Grande, através do Departamento de Cultura, Turismo e Esportes, vinculado à secretaria municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esportes (Seduc), realizou no último dia 17, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco, uma busca ativa cultural. O objetivo foi identificar e mapear artistas, grupos culturais e produtores locais.

A iniciativa integra a política pública de fortalecimento da rede cultural municipal, ampliando o diálogo entre os fazedores de cultura e a gestão pública. Durante o encontro, foram debatidas estratégias para a ativação e atualização do Mapa Cultural de Lagoa Grande, ferramenta considerada fundamental para o planejamento e a execução de políticas culturais mais eficazes, democráticas e inclusivas.

Também foram apresentadas orientações detalhadas sobre os editais do Ciclo 2 da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), que destinam recursos para o fomento e a valorização de projetos culturais em todo o país. Segundo o diretor de Cultura, Turismo e Esportes do município, Edivaldo Barbosa, a ação representa um marco no fortalecimento da política cultural do município.

“Com as orientações da prefeita Catharina Garziera, estamos construindo uma cultura participativa, onde o artista deixa de ser invisível e passa a ser protagonista das políticas públicas de cultura do nosso município. Nosso compromisso é criar oportunidades reais para que a cultura de Lagoa Grande avance com organização, acesso e valorização”, destacou Edivaldo.

A programação também abordou possibilidades de consultorias especializadas em planejamento estratégico cultural e capacitações voltadas à elaboração de projetos e captação de recursos, incluindo o passo a passo para inscrição nos editais vigentes.

Para a prefeita Catharina Garziera, a iniciativa representa um avanço significativo para o desenvolvimento sustentável da cultura local, fortalecendo o protagonismo artístico, ampliando o acesso a recursos públicos e contribuindo diretamente para o crescimento cultural e turístico de Lagoa Grande.

“A cultura é identidade, é economia criativa, é inclusão e é futuro. Investir em cultura nas mais diferentes formas é uma decisão de Gestão que tem a nossa cara. Nosso governo tem o compromisso de cuidar das pessoas também por meio da valorização dos nossos artistas e das nossas tradições, garantindo acesso a políticas públicas e oportunidades concretas”, destacou Catharina.

AScom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *