Cidade em Movimento

Prefeito Andrei participa de reunião com o vice-presidente Alckmin e apresenta proposta emergencial para enfrentar tarifaço dos EUA

Em uma articulação pela defesa da economia e da exportação de manga e uva do Vale do São Francisco, o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou nesta quarta-feira (06), em Brasília, de uma reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ao lado de gestores municipais que integram a Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP). O encontro teve como pauta principal os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, especialmente as frutas, e a busca por alternativas emergenciais para minimizar os prejuízos.

A medida norte-americana, anunciada no final de julho, prevê a elevação de tarifas sobre frutas frescas importadas do Brasil. A decisão afeta duramente a produção e exportação de manga e uva do Vale do São Francisco, região responsável por mais de 90% das exportações nacionais dessas frutas, com Juazeiro liderando em volume e valor exportado. Com esse aumento, há risco de uma queda de até 70% no volume exportado, o que pode gerar fortes impactos econômicos e sociais, especialmente nos municípios cuja economia depende do agronegócio.

Durante a reunião, o prefeito Andrei reforçou a proposta já apresentada por ele em agendas anteriores, a criação de uma lei emergencial, nos moldes das medidas adotadas durante a pandemia, para subsidiar parte do custo gerado pela nova tarifa. A proposta está formalizada em um documento entregue ao vice-presidente Alckmin. “Saímos motivados e percebemos o empenho do Governo Federal na busca de uma solução. O impacto na economia com o tarifaço é preocupante, mas o governo já entendeu e está sensível às demandas do Brasil e do Vale do São Francisco”, afirmou Andrei.

Segundo o prefeito, o governo federal já preparou um pacote de medidas, que deve ser anunciado nos próximos dias. “Tem notícia boa chegando, o governo está atento e acatou a demanda dos prefeitos e prefeitas do Brasil. É momento de pensar no emprego e na renda da população. Juazeiro tem pressa, o Vale do São Francisco tem pressa, e nós não podemos perder nenhuma oportunidade de negócio. É isso que o produtor de manga e de uva está buscando: apoio para continuar produzindo, gerando renda e levando o nome do Brasil para o mundo”, ressaltou. Após a reunião, o prefeito Andrei foi entrevistado pela imprensa nacional.

Durante a reunião o ministro Alckmin explicou o empenho do governo federal para excluir mais setores da tarifa de 50% imposta pelos EUA. Ele também destacou que o governo está debruçado na construção do plano de contingência para proteger as empresas e os trabalhadores dos setores mais afetados pelas tarifas. “Estamos trabalhando 24 horas em diálogo e negociação”, ressaltou.
A atuação de Juazeiro na linha de frente da mobilização política estadual e nacional evidencia o papel de protagonismo do município na pauta do agronegócio e sua relevância estratégica na economia brasileira.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *