O prefeito Andrei Gonçalves participou de um importante encontro promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com apoio da Prefeitura de Juazeiro, nesta terça-feira (14), no auditório do Rapport Hotel. O evento reuniu representantes do setor produtivo, autoridades municipais e lideranças regionais para apresentar um conjunto de medidas para mitigar os impactos econômicos da elevação unilateral, em até 50%, das tarifas de importação sobre produtos brasileiros anunciadas pelo governo norte-americano em julho deste ano.
Ao lado do vice-prefeito Tiano Félix e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tércio Ramos, o prefeito destacou a articulação feita junto ao presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, que resultou na decisão de levar esses encontros às principais cidades exportadoras do país. “Nessa reunião foi definido que Juazeiro e o Vale do São Francisco seria a primeira região a receber esse encontro para apresentar o Plano Brasil Soberano e mostrar como o BNDES pode oferecer soluções concretas para apoiar produtores e empresas locais para proteger a nossa economia”, afirmou o gestor municipal.
Durante o encontro, a equipe técnica apresentou um conjunto de medidas criadas pelo Governo Federal para apoiar empresas brasileiras afetadas pela elevação das tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos. O BNDES será o responsável por operar as linhas de crédito do programa, que tem como objetivo preservar empregos, incentivar investimentos em setores estratégicos e garantir a continuidade do desenvolvimento econômico nacional.
As medidas direcionam R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) para crédito com taxas acessíveis, além de ampliar as linhas de financiamento às exportações; prorrogar a suspensão de tributos para empresas exportadoras; aumentar o percentual de restituição de tributos federais, via Reintegra; e facilitar a compra de gêneros alimentícios por órgãos públicos.
O presidente da Aciaj Juazeiro, George Falcão, parabenizou o prefeito Andrei por ter articulado este evento na região. “Estamos unidos com o poder público para reforçar o nosso compromisso em apoiar o setor produtivo de Juazeiro e garantir que os empreendedores tenham acesso a informações estratégicas e oportunidades de financiamento que possam mitigar os impactos econômicos do tarifaço e fortalecer a atividade exportadora local”, afirmou.
O produtor de frutas, Carlos Silva, também ressaltou a importância do encontro. “Essas medidas chegam em boa hora. Quem trabalha com exportação de manga e uva sabe o quanto as novas tarifas afetam nossos custos. Ter o apoio do BNDES e da Prefeitura, trazendo informações e crédito acessível, é fundamental para mantermos a competitividade e garantir emprego para milhares de famílias da região”, finalizou o produtor.
Ascom PMJ